Gostou do artigo? Compartilhe!

Da conveniência e do momento operatório

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

          Neste post, vou compartilhar com vocês um aspecto da minha rotina como médico, cirurgião geral, com 33 anos de experiência. Como cirurgião geral, procuro sempre tomar as melhores decisões baseadas em evidências científicas, em critérios éticos e em uma relação de confiança e respeito com os meus pacientes.

          Atendo pacientes com diferentes tipos de hérnias do abdome — epigástrica, umbilical, inguinal e incisional — das simples às mais complexas. Na maioria das situações a cirurgia é eletiva, ou seja, é programada com antecedência e realizada quando o paciente estiver em melhores condições clínicas e psicológicas. Além disso, levo em conta as expectativas e preferências do paciente, bem como os seus valores e crenças. A comunicação efetiva entre mim e o paciente é fundamental para esclarecer as dúvidas, informar sobre os possíveis desfechos e obter o consentimento informado.

          A conveniência e o momento operatório são dois fatores importantes que influenciam o sucesso de uma cirurgia. Tanto a conveniência quanto o momento são conceitos dinâmicos e complexos que exigem avaliação constante e integrada do médico, do paciente e do contexto. A conveniência se refere a necessidade, a urgência e o benefício de se realizar uma intervenção cirúrgica. O momento operatório se refere à escolha do melhor período para realizar a cirurgia, considerando as condições do paciente, da equipe e do ambiente. Ambos dependem de uma avaliação criteriosa e individualizada de cada caso. O objetivo é realizar a cirurgia quando o paciente apresente o menor risco de complicações e o maior potencial de recuperação.

 

Dr. Stenio Meirelles de Carvalho

CRM-DF: 5847 (RQE 3292)

Autor

Dr Stenio Meirelles

Dr Stenio Meirelles

Cirurgião Geral

Mestrado em Imunologia E Genética Aplicadas no(a) Universidade de Brasília.